A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) celebrou 55 anos de fundação nesta segunda-feira (30) em evento realizado no Hotel Imirá, em Natal. Durante a cerimônia, que reuniu colaboradores e convidados, foi anunciado o início da operação do Sistema de Esgotamento Sanitário da Zona Norte de Natal, previsto para os próximos meses.
A governadora Fátima Bezerra destacou o papel dos trabalhadores da Caern ao longo dos anos. “Os trabalhadores e trabalhadoras da Caern são a base dessa trajetória de sucesso. Graças a eles, a Companhia está pronta para enfrentar os desafios que virão, sempre com o objetivo de garantir um futuro mais inclusivo e sustentável para todos os potiguares”, afirmou.
Além de reconhecer a importância dos funcionários, a governadora reforçou o compromisso do governo com as metas do Marco Legal do Saneamento. “A Caern é um patrimônio do povo potiguar, um exemplo de como o serviço público pode transformar vidas, promovendo saúde, inclusão social e desenvolvimento sustentável”, declarou.
Durante o evento, também foram mencionados os avanços recentes da Caern, como a sanção da Lei de Modernização, que amplia a atuação da empresa para áreas como drenagem de águas pluviais e tratamento de resíduos sólidos. “A nova lei sancionada este ano moderniza nossa Companhia, permitindo a criação de subsidiárias e a participação em novos mercados”, acrescentou a governadora.
O secretário estadual de Recursos Hídricos e do Meio Ambiente, Paulo Varela, ressaltou a trajetória da Caern e o compromisso da empresa com o desenvolvimento do estado. “Tive a oportunidade de acompanhar a história da Caern […] Agradeço pelo comprometimento de todos com a causa”, disse.
O diretor-presidente da Caern, Roberto Linhares, também falou sobre o futuro da Companhia. “Tenho certeza de que a Caern continuará evoluindo e cumprindo seu objetivo de universalizar o acesso ao esgoto e à água no estado do Rio Grande do Norte”, afirmou, reforçando que a empresa faz diferença na vida dos cidadãos.
Outro destaque da celebração foi a assinatura de um contrato com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para realizar estudos de Parcerias Público-Privadas (PPP), que visam universalizar o saneamento básico em dezenas de municípios do estado.
O evento encerrou um mês de atividades comemorativas, apresentando um balanço dos resultados recentes, como o lucro líquido de R$ 63 milhões em 2023, o maior dos últimos dez anos, e a assinatura do contrato com o BNDES, que irá possibilitar a ampliação dos serviços de saneamento em 48 municípios.
Com 92,31% de cobertura de água nos municípios atendidos, a Caern reafirma seu papel estratégico no desenvolvimento do Rio Grande do Norte e segue como uma das principais referências no setor de saneamento no Nordeste.
Entre os presentes no evento, estavam o diretor-presidente do Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn), Paulo Sidney, o diretor administrativo do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), Marcílio Lucena, e representantes da Associação de Servidores e Aposentados da Caern.
©2022 Dido Informação com Opinião. Todos os direitos reservados